Qualidade e Produtividade

Houve um tempo em que qualidade e produtividade poderiam ser considerados antagônicas.  Produtos cuidadosamente elaborados à mão eram mais caros e  demandam mais tempo que os não elaborados. Mas a revolução industrial começou a mudar isso. O uso de estatística e melhoria dos sistemas produtivos levaram a um grande desenvolvimento da indústria de consumo após…

Veja mais

Planejamento é plataforma e deve permear o projeto industrial antes mesmo do seu nascimento. 

Sim. Detectar a necessidade ou oportunidade de um projeto deve ser planejado. Como sua organização elege um projeto a ser avaliado? Com base nos indicadores de desempenho? Sugestões de seus executivos e operadores? Exigências do mercado, clientes ou dos órgãos reguladores? Pois bem, antes mesmo de ser concebido o projeto já demanda planejamento – eleger…

Veja mais

Projetos possíveis x Projetos viáveis

A avaliação da viabilidade é crucial para o início de qualquer projeto industrial. É confirmar se o que se pretende, o projeto conceitual (ainda que factível) é viável. O projeto pode ser possível mas inviável (por não poder atender a qualidade ou volume pretendido pelo processo, por exemplo) Em linhas gerais, orienta-se como boa prática…

Veja mais

“Apesar da boa nova, há muito o que ser feito”

Mercado de carbono como oportunidade de melhoria dos processos e utilidades industriais     Fato. Há muito o que fazer para regulação do mercado de carbono. Mas vale comentar, por oportuno, que descarbonizar na indústria quase sempre significa: melhorar processos, redução ou aprimoramento do uso de recursos na linha produtiva reduzir resíduos provenientes do processo…

Veja mais

Diagnóstico: uma ferramenta estratégica

O diagnóstico industrial permite detectar o potencial e as dificuldades de um site industrial. E orientar as escolhas do caminho a ser seguido. Se você ainda não usou, deveria. O levantamento de dados simples e sua análise por especialistas permite detectar potenciais para melhoria e soluções para dirimir dificuldades que oneram ou obstruem o site…

Veja mais

Setor agropecuário e agroindustrial

destaque na economia nacional “Segmento de destaque na economia nacional, o setor agropecuário e agroindustrial do Brasil vem demonstrando capacidade de resposta ao aumento de demanda por produtos agropecuários, seja no mercado interno ou internacional. O Agro brasileiro garante o abastecimento de alimentos para a população brasileira, ao mesmo tempo em que amplia os volumes…

Veja mais

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Plano AgroSP 2030 Em reunião final com os coordenadores e diretores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o secretário Gustavo Diniz JUNQUEIRA, ao lado da secretária-executiva Gabriela Chiste e da chefe de gabinete Juliana Cardoso, apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Agronegócio do Estado de São Paulo – Agro SP 2030 e o Portfolio…

Veja mais